NO DIA EM QUE OS POETAS “BOARAM” NO MERCADO DO BOLHÃO
A segunda sessão do projeto Bozes Boadoras no Bolhão (BBB), que aconteceu no passado sábado dia 10, prometia “90 minutos intensos de poesia de intervenção, música ao vivo e performance”.
Mas foram mais de duas horas de poesia, com o auditório do Mercado do Bolhão a atingir o seu limite máximo de pessoas por centímetro quadrado.
O que aconteceu neste “Bouo contra o Bento”, dedicado (quase) inteiramente à poesia social de intervenção, foi descrito pelos participantes como algo mágico e transformador.
Mariana Pinheiro, que escreve desde 2023 no instagram, escondida atrás de um nome @omaiorcliche, descreve deste modo a sua participação nas BBB de sábado: “dia 10 tinha tudo para ser um dia como os outros, mas não foi. Foi o dia em que decidi soltar a voz de declamar pela primeira vez um poema. Ainda por cima da minha autoria. Sala cheia com direito a visita do Sr Presidente da Câmara [Rui Moreira], mas mais que isso uma sala carregada de talentos com quem tive a sorte de partilhar o momento. Ainda estou sem palavras, ainda estou a boar.”
Francisca Valente ilustrou a sessão no Instagram comentando “As incríveis @bozesboadoras novamente no nosso @mbolhão”.
Dina Ferreira, a fundadora da icónica Livraria Poetria, descreve assim a sessão das BBB: “um voo alto a rasar os píncaros da poesia (…) um acontecimento feliz para o Porto”.
Rui Marques, poeta e jornalista escreve que ““foi um "boo" transcendente (...) Os poetas presentes, os declamadores (magníficos todos), os organizadores do evento, o público, elevaram-se em uníssono rumo aos céus da arte do humano. (...) “Boamos" muito longe e muito profundamente.””
A poesia salva. A poesia cura. São palavras de poetas que carecem de confirmação científica. Mas na prática, o que ficou provado no sábado é que a poesia tem a capacidade de interligar seres humanos, criando uma energia positiva “tão concreta e definida” como um abraço que aconchega a alma.
Sob a coordenação de Teresa Almeida Pinto e Pedro Freitas Santos, o projeto volta a afirmar-se como um espaço de expressão poética, provando que “há vozes à espera de serem ouvidas – e o público está pronto para escutá-las!”.
A próxima sessão das Bozes Boadoras no Bolhão será no dia 14 de Junho e terá como tema: “santos populares”. Parafraseando de novo Rui Marques: “Boar é possível. Benham ao Bolhão levantar boo com as Bozes Boadoras da poesia!“
O projeto BBB está aberto a todos, sem custos de participação.