Primeiro BUOU


No dia 12 de Abril, mais de 30 vozes poéticas dos 20 aos 81 anos, foram ouvidas no Auditório do Mercado do Bolhão – um espaço que se tornou pequeno para acolher todos participantes da primeira sessão do Projeto. 

Depois das apresentações iniciais, feitas por Pedro Freitas Santos, que juntamente com Teresa Almeida Pinto, coordenam as BBB, seguiu-se o desfilar de 36 poemas, ditos pelos participantes: haikais ou pequenos poemas introspetivos, versos, aforismos ou quase poemas.    

Um conversa informal com André Domingues, deu a conhecer este multifacetado “poeta em construção”. Para além de declamar alguns dos seus versos, deixou-nos a sua visão sobre a poesia e o porquê da sua admiração por Garcia Lorca. 

Para homenagear o Porto e os seus poetas, foram lidos 18 poemas, pelos autores ou por Alexandra Cordeiro e Fernando Mota - Grupo Sinais de Cena - que assinaram a direção performativa da sessão.  

Foi ainda prestada uma pequena  homenagem ao (também) poeta Arnaldo Trindade feita pelo seu editor e amigo António Valente. 

E porque as BBB pretendem ser um espaço de partilha democrática, acessível a todos o poetas, o último momento da sessão foi aberto a poemas ditos pelos próprios autores ou por participantes que quiseram “apresentar” vozes poéticas, pouco conhecidas. 

Ao logo de toda a sessão, Pedro Martins e José Pedro Cândido fizeram o acompanhamento musical com  violino, melódica, guitarra e piano. 

Noticias na Imprensa: 

Alumni da U.Porto fazem do Bolhão um “palco” para a poesia do Porto

Noticias da RDP2, no dia 9 de Abril  

Mensagens populares deste blogue

NO DIA EM QUE OS POETAS “BOARAM” NO MERCADO DO BOLHÃO

Convite à participação